Fale conosco Anuncie Publicidade Sobre o Met@lica
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS FORNECEDORES TABELAS EVENTOS CURSOS NOTÍCIAS
Outro formato

Materiais de acabamento para a Construção Metálica

A perspectiva de crescimento da construção metálica brasileira abrirá boas oportunidades de negócios para os fornecedores de materiais de acabamento.



Materiais de acabamento para a Construção Metálica

Segundo os especialistas, há falta de produtos específicos para estruturas metálicas, já que a maioria é composta por adaptações de materiais usados nos métodos tradicionais de construção.

"Essa é a maior carência hoje", definiu o presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), Romeu Scarioli.
Geralmente, os sistemas construtivos em aço limitam-se à estrutura dos edifícios, substituindo vigas e pilares de concreto.

Assim, há necessidade de preencher os vãos com alvenaria tradicional ou materiais alternativos, como os painéis de gesso acartonado. Conforme Scarioli, o problema é que os produtos nem sempre atendem aos requisitos específicos das estruturas metálicas, como dilatação térmica e modularidade.
O diretor comercial da Açominas, Alfredo Huallen, concorda. "A cadeia de fornecedores do concreto está mais desenvolvida", observou.

Segundo ele, isso ocorreu pela tradição dos projetos em concreto no País, cujo desenvolvimento data da década de 60, tendo gerado expoentes desta técnica como o arquiteto Oscar Niemeyer.

Outro motivo é o intercâmbio entre fabricantes e institutos de pesquisa e ensino, atestado pela grande quantidade de pesquisas sobre o assunto. Contudo, o executivo acredita que o acabamento se desenvolverá à medida em que o próprio mercado de construção metálica avançar. "Os fornecedores têm condições de responder rapidamente", afirmou.

Potencial

Para Scarioli, da SME, a vocação natural da construção metálica são as obras industrializadas, como conjuntos habitacionais para baixa renda, galpões industriais e edifícios comerciais. Segundo ele, buscar a compatibilidade entre os elementos metálicos e o restante dos materiais é importante, também, para se criar sinergias.

Um exemplo seria a própria rivalidade entre estruturas de aço e de concreto. "Elas não são excludentes; podem ser aplicadas em conjunto numa mesma obra", afirmou, acrescentando que as decisões devem se basear numa relação entre desempenho econômico e vida útil do projeto.
Scarioli e Huallen participaram hoje do 2º Congresso Internacional da Construção Metálica, que vai até quarta-feira, em São Paulo.

Márcio Juliboni
Agência Estado

Notícias

projeto de lajes protendidas em edificios
CURSOS
Projeto de Lajes Protendidas em Edifícios
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Novas ligas anticorrosão
EMPRESAS E PRODUTOS
Lotus Metal fornece ao mercado uma variedade de metais para a Construção e Indústria
ECONOMIA E MERCADO
Retrospectiva e projeções para o mercado de alumínio

telhas galvanizadas
CONSTRUÇÃO CIVIL
Telhas galvanizadas
ARQUITETURA
Galeria a céu aberto
ARQUITETURA
Leipzig Glass Hall
CURSOS
ABNT - Primeiras turmas de 2015

protecao permanente
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Proteção permanente
CURSOS
Curso Energia Solar Fotovoltaica
INFRAESTRUTURA
Empresa francesa inaugura três parques eólicos no RN
SIDERURGIA
Gerdau desenvolve novo tipo de aço para fabricação de componente automotivo