Fale conosco Anuncie Publicidade Sobre o Met@lica
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS FORNECEDORES TABELAS EVENTOS CURSOS NOTÍCIAS
Outro formato

CBA consolida posição com atuação integrada e tecnologia

Investindo em tecnologia, qualidade e variedade de produtos a CBA está consolidando sua posição como a segunda maior fornecedora de alumínio primário e produtos transformados no mercado brasileiro



CBA consolida posição com atuação integrada e tecnologia

Investindo em tecnologia, qualidade e variedade de produtos, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – está consolidando sua posição como a segunda maior fornecedora de alumínio primário e produtos transformados no mercado brasileiro. É uma das principais empresas do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados privados da América Latina.

Fundada em 1955, no município de Alumínio, a CBA vem investindo permanentemente em sua fábrica, contando hoje com uma capacidade de produção de 340 mil toneladas/ano de alumínio e de 620 mil toneladas de alumina (base do alumínio e resultado da transformação da bauxita). Sua linha de produção abrange produtos fundidos (lingotes, tarugos, placas, bobinas e vergalhões), em um total de 360 mil toneladas ao ano e produtos transformados, em um total de 239 mil toneladas ao ano, sendo, chapas, bobinas e telhas (125 mil toneladas), folhas de alumínio (48 mil toneladas), cabos (24 mil toneladas) e perfis e tubos (42 mil toneladas).

Seus produtos são comercializados em todo o País, em segmentos diversos como construção civil, transporte, embalagens, bens de consumo e transmissão de energia elétrica. Para atender essa demanda, a CBA conta com o suporte de 13 filiais distribuídas estrategicamente pelas principais cidades e regiões do País.

Atução Integrada

Um dos principais diferenciais da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio é o fato de ser a maior fábrica totalmente integrada de alumínio do mundo (em uma mesma planta). Sua atividade abrange as várias etapas da fabricação do alumínio – do processamento do minério bruto (bauxita) até o produto acabado e transformado, o que equivale a praticamente seis fábricas atuando em um só local. São unidades de transformação do minério, fundição, laminação, extrusão, laminação de folhas com espessura até 6,35 microns e trefilação e encordoamento de cabos.

Para completar essa integração, a CBA conta com reservas próprias de minério e também produz 60% da energia elétrica que consome. Toda a bauxita utilizada pela empresa provém de reservas próprias situadas nas regiões de Poços de Caldas e Itamarati de Minas (MG). A CBA tem ainda participação na Mineração Rio do Norte, localizada na região de Trombetas, no Pará.

Sob o aspecto da geração de energia elétrica, a CBA conta hoje com 13 usinas hidrelétricas, de forma a garantir a autogeração de 60% de energia.

A integração da CBA inclui ainda o sistema de distribuição de seus produtos, primários ou transformados, por meio de um eficiente e amplo sistema de logística, que conta com sistema multi-modal, servido por ferrovias e rodovias. Para atender à exportação, a CBA conta com um terminal próprio no porto de Santos, por onde escoa 50% de sua produção.

Fonte:G.P. Comunicação
Valéria Rocha / Roberta Vieira
Giovanna Picillo
(11) 3872-2691
gp@gpcom.com.br

Notícias

indicadores da construcao sao os piores da decada
CONSTRUÇÃO CIVIL
Indicadores da construção são os piores da década
CURSOS
Projeto de Lajes Protendidas em Edifícios
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Novas ligas anticorrosão
EMPRESAS E PRODUTOS
Lotus Metal fornece ao mercado uma variedade de metais para a Construção e Indústria

retrospectiva e projecoes para o mercado de aluminio
ECONOMIA E MERCADO
Retrospectiva e projeções para o mercado de alumínio
CONSTRUÇÃO CIVIL
Telhas galvanizadas
ARQUITETURA
Galeria a céu aberto
ARQUITETURA
Leipzig Glass Hall

CURSOS
ABNT - Primeiras turmas de 2015
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Proteção permanente
CURSOS
Curso Energia Solar Fotovoltaica
INFRAESTRUTURA
Empresa francesa inaugura três parques eólicos no RN